terça-feira, 29 de novembro de 2011

A Vida do Apóstolo Paulo



Segunda Carta de Paulo

“Ele era um homem de pequena estatura”, afirmam os Atos de Paulo, escrito apócrifo do segundo século, “parcial-mente calvo, pernas arqueadas, de compleição robusta, olhos próximos um do outro, e nariz um tanto curvo”.

Se esta descrição merecer crédito, ela fala um bocado mais a respeito desse homem natural de Tarso, que viveu quase sete décadas cheia de acontecimentos após o nascimento de Jesus. Ela se encaixaria no registro do próprio Paulo de um insulto dirigido contra ele em Corinto. “As cartas, com efeito, dizem, são graves e fortes; mas a presença pessoal dele é fraca, e a palavra desprezível” (2 Co 10:10).

II Timóteo 4: 6-18  - é muito importante entender que esta é a ultima carta que o apostolo Paulo esta escrevendo; E ele esta escrevendo esta carta da sua segunda prisão de Roma; Lembro que na primeira prisão ele esteve  numa prisão domiciliar, onde ele pagava o aluguel da casa onde estava preso; Mais nessa segunda prisão  ele esta numa masmorra, fria húmida, insalubre, de onde as pessoas saiam leprosas ou pro martírio; Essas palavras que vamos ler, fazem partes das ultimas palavras da carta e certamente as ultimas palavras do Apostolo antes de caminhar para o martírio; consequentemente essas palavras são revestidas das mais altas importância, e é muito importante atentar pra aquilo que ele esta escrevendo; o Apostolo Paulo escreve:
“6. Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegada”.
7. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.
8. já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.
9. Procura vir ter comigo depressa;
10. Porque Demas, tendo amado o presente século, me abandonou e se foi para Tessalônica, Crescente para a Galácia, Tito para a Dalmácia;
11. Somente Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, pois me é útil para o ministério.
12. Quanto a Tíquico, mandei-o a Éfeso.
13. Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, bem como os livros, especialmente os pergaminhos.
14. Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males;  O Senhor lhe dará a paga segundo as suas obras.
 15. Tu, guarda-te também dele, porque resistiu fortemente às nossas palavras.
16. Na minha primeira defesa, ninguém foi ao meu favor; antes, todos me abandonaram. Que isto não lhes seja posto em conta!
17. Mas o Senhor me assistiu e me revestiu de forças, para que, por meu intermédio, a pregação fosse plenamente cumprida, e todos os gentios a ouvissem; e fui libertado da boca do leão.
18. E o Senhor me livrará também de toda obra maligna e me levará salvo para o seu reino celestial. A ele, glória pelos séculos dos séculos. “Amém.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário